Como engajar funcionários e torná-los embaixadores da empresa

O público interno da sua organização é o principal responsável para o sucesso da sua marca. Considerando que é a geração millenial que está mais presente no mercado de trabalho atualmente, é essencial criar inovações para engajar funcionários e torná-los embaixadores da sua empresa.

Afinal, essa geração é motivada pela afinidade que tem com determinada marca. Por isso, quanto mais você investir em estratégias de comunicação interna, mais facilmente eles propagarão uma imagem positiva da sua empresa no mercado — como consequência, você ganha mais clientes e aumenta a visibilidade e lucratividade do seu negócio.

Aliás, ter funcionários defensores e embaixadores da sua empresa é uma tendência que está se solidificando por ser uma opção viável e rentável. Quer aprender como fazer isso? Confira as nossas dicas!

Invista na capacitação constante dos seus funcionários

Os seus funcionários precisam perceber que a sua empresa se preocupa com a sua carreira. Portanto, mais do que ter um plano de carreira bem estruturado (e justo), é essencial investir na capacitação constante do seu time.

Isso porque, além dos funcionários conhecerem tendências, promoverem o networking e atualizar-se sobre a sua área de atuação, isso valoriza os seus interesses pessoais. Afinal, a empresa coloca o crescimento profissional do seu funcionário em primeiro lugar.

Como consequência, o funcionário traz soluções inovadoras para a sua empresa e soluciona os problemas dos seus clientes de uma maneira criativa e dinâmica. Além disso, ele trabalha mais motivado e, consequentemente, repassa esse sentimento para o universo exterior.

Não deixe de lado a gamificação

Para engajar funcionários, principalmente os da geração millenials, invista na gamificação para:

  • engajar funcionários;
  • proporcionar treinamentos;
  • criar um clima competitivo e saudável;
  • bonificar os talentos que mais se destacam;
  • promover a integração do time com gestores;
  • fortalecer os laços de amizade e companheirismo entre a equipe;
  • transformar os funcionários em formadores de opinião.

Trabalhe com reconhecimento e recompensas

É essencial que você monitore o desempenho individual de cada funcionário e apresente esses dados de uma maneira estratégica para que ele possa refletir. Por isso, invista em uma reunião mensal para apresentar os resultados obtidos no mês anterior e trabalhe com reconhecimento e recompensas.

Nessa reunião, ouça o que o funcionário tem para falar e repasse o seu feedback de uma maneira respeitosa, transparente e ética. Além disso, é mais que essencial elogiar o seu trabalho sempre que o funcionário se destacar. Isso o incentiva a trazer novas ideias de crescimento para a organização.

Principalmente nessa reunião para conversar sobre o desempenho individual, trabalhe com o reconhecimento e recompensas. Então, tenha um plano de bonificação (dinheiro, viagens, descontos e outros) para utilizar sempre que o funcionário se destacar.

Engajar funcionários é uma estratégia fundamental para ver a sua marca crescer e se destacar no mercado. Para isso, investir em um bom planejamento de comunicação interna é uma ótima alternativa para motivar o time.

Neste post, você aprendeu como engajar funcionários e torná-los embaixadores da sua empresa. Você gostou das nossas ideias? Então, aproveite para acompanhar as próximas publicações no nosso blog!