Desafios do RH 4.0

A expressão RH 4.0 está sendo muito utilizada para exemplificar a atualidade da gestão empresarial. Ela se refere aos profissionais de Recursos Humanos no mundo da Quarta Revolução Industrial. Devido ao avanço da tecnologia, ela acontece muito mais rapidamente do que as revoluções anteriores.

Portanto, a disrupção dos negócios e também a necessidade de ter muito mais agilidade em todos os processos da empresa traz diversos desafios do RH 4.0. Vamos entender mais sobre o assunto e conferir quais são esses desafios? Continue a leitura!

Inovar no processo de recrutamento e seleção

Existem diversas maneiras de selecionar candidatos para uma determinada vaga na empresa. As novas formas para esses processos fazem com que os líderes sejam capazes de identificar (além da experiência e conhecimento técnico) as habilidades sociais dos indivíduos.

Dessa maneira, é preciso investir em estratégias para conquistar talentos que tenham um perfil que realmente sejam compatíveis com a cultura organizacional. Depois desse processo, a empresa precisa continuar investindo em atividades para reter funcionários e mantê-los cada vez mais integrados.

Promover a gestão de talentos

A gestão de talentos deve ser transparente, global e multicultural. As pessoas precisam participar da tomada de decisão estratégica e a empresa precisa incentivar novas ideias.

Sendo assim, o gestor de RH precisa promover a vivência, o aprendizado e prestar um suporte para a marca de uma maneira que seja criativa e que proporcione valor para ambas partes.

Desenvolver a cultura do feedback

A cultura do feedback é uma ferramenta essencial para as organizações da atualidade. Ela tem o desafio de ajudar os profissionais a aprenderem e crescerem de forma conjunta, avaliando os resultados e fazendo uma autoanálise sobre os procedimentos internos.

Manter a multidisciplinaridade organizacional

O RH 4.0 precisa reter e captar profissionais que sejam multidisciplinares, ou seja, que tenham potencial múltiplo. Isso porque, é preciso promover uma gestão descentralizada para que os profissionais tenham abertura para explorar o seu potencial e ajudar a empresa a alcançar os melhores resultados.

Trabalhar com a constante avaliação de desempenho

Para fazer com que o time se desenvolva é preciso investir em boas ferramentas para a avaliação do desempenho organizacional. Com ele, a empresa avalia os pontos mais críticos da organização e prioriza investimentos.

Um ótimo exemplo é o uso do business intelligence: a análise de dados para o processo de recrutamento e seleção pode ajudar a encontrar o talento mais adequado para o cargo com apenas alguns “cliques”.

O RH 4.0 é um conceito utilizado para mostrar a gestão do setor de Recursos Humanos na atualidade. Ele surge devido à expansão das novas tecnologias e ferramentas na era digital. Portanto, utiliza processos inovadores (como a inteligência artificial e a análise de dados) para otimizar a rotina empresarial.

Neste post, você aprendeu quais são os principais deságios do RH 4.0. O que você achou deste conteúdo? A sua empresa já adota esse sistema? Aproveite para acompanhar os nossos materiais no nosso blog! Assim, você se mantém atualizado sobre tudo o que acontece no mundo dos Recursos Humanos.