O que é demissão humanizada e quais seus benefícios para as empresas

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em fevereiro de 2019, o país teve mais 892 mil novas pessoas desocupadas, atingindo o número total de 13,1 milhões de pessoas sem ocupação. Com tantos profissionais sendo demitidos, chega o momento de repensar sobre a demissão para  reduzir o impacto dentro das organizações. Uma ótima alternativa para isso é investir na demissão humanizada. Você sabe o que é isso?

A demissão humanizada, também conhecida como outplacement, é quando a empresa conduz o desligamento de um colaborador de uma forma cuidadosa, com ética e muito respeito. Assim, ela preza pela estabilidade emocional do profissional, ajudando-o se recolocar no mercado de trabalho.

Vamos aprender mais sobre o assunto e conferir quais são os principais benefícios da demissão humanizada? Continue a leitura e saiba mais!

Entenda o que é demissão humanizada

A demissão humanizada surgiu na década de 1960, nos Estados Unidos, quando houve grande demissão em massa no setor aeroespacial (devido à crise). No entanto, o conceito chegou no nosso país apenas na década 1980.

A demissão humanizada utiliza métodos de desligamento do colaborador que prezam pela sua saúde mental e física, minimizando os danos causados por uma demissão.

Então, ao desligá-lo da empresa, o profissional de Recursos Humanos (ou a empresa terceirizada que foi contratada para tal função) conversa com o colaborador apresentando expectativas de carreira, avaliando os pontos fortes e os que precisam ser melhorados no seu currículo. Assim, conduz esse processo de uma maneira humanizada e digna para que ele continue a sua carreira feliz e motivado.

Veja quais são os principais benefícios para as empresas

Agora que você entendeu o que é demissão humanizada, vamos conferir quais são os seus principais benefícios para as empresas?

Melhora o clima organizacional

Trabalhar em um ambiente que traz um clima de solidariedade e compaixão com o próximo é muito interessante, você concorda? Então, saiba que ao investir em uma demissão humanizada proporciona um impacto positivo para todos os colaboradores.

Eles sabem que mesmo que forem mandados embora por qualquer motivo, a empresa vai se preocupar em ajudar a encontrar um novo rumo — isso traz o sentimento de estabilidade e, consequentemente, respeito mútuo.

Reduz os riscos de penalizações legais

Muitas vezes, os ex-colaboradores se sentem inconformados por terem sido demitidos e acabam processando a empresa por algum motivo.

Portanto, quando você investe na demissão humanizada, esse risco é amenizado. Isso acontece porque você evita uma série de doenças ocupacionais (que estão relacionadas com a depressão e com o emocional do colaborador).

Então, quando você proporciona uma demissão que dá oportunidade para o profissional ser facilmente reposicionado no mercado de trabalho, você evita uma série de problemas desnecessários.

Ajuda os colaboradores desligados a se reposicionar no mercado de trabalho

Durante a primeira fase do desemprego os profissionais recebem uma série de benefícios provenientes das indenizações e encargos.

Então, além de ajudar o profissional a se reposicionar no mercado de trabalho a empresa tem o benefício de reduzir esses custos. Afinal, quando o ex-colaborador inicia a sua jornada em outra empresa, esse pagamento a mais não é mais necessário, diminuindo consideravelmente os custos.

Dessa maneira, recolocar o colaborador no mercado de trabalho novamente é uma vantagem para ambas partes.

Entenda como funciona a demissão humanizada

Na prática, a demissão humanizada deve ser realizada por um profissional especializado no assunto. Normalmente, as organizações contratam uma empresa terceirizada para tal função ou oferecem treinamentos para o setor de RH para que ele seja capacitado para desenvolver esse trabalho.

Agora que você aprendeu um pouco sobre a demissão humanizada, que tal aprofundar mais os seus conhecimentos? Baixe o nosso Guia do Outplacement e se torne um expert no assunto! Bons estudos!

Agora que você aprendeu um pouco sobre a demissão humanizada, que tal aprofundar mais os seus conhecimentos? Baixe o nosso Guia do Outplacement e se torne um expert no assunto! Bons estudos!