O que é outplacement e como funciona na prática

Outplacement é um processo do setor de Recursos Humanos da atualidade que visa ajudar o funcionário demitido a se recolocar no mercado de trabalho, prestando uma orientação e consultoria. Esse processo pode ser realizado por meio da análise de currículo, palestras e treinamentos para redefinir as metas para a sua carreira.

Dessa maneira, o outplacement minimiza os efeitos negativos que a demissão traz. Além disso, proporciona excelentes benefícios para a empresa e para o funcionário. Vamos aprender mais sobre o assunto? Venha conosco!

Saiba qual é a diferença do replacement

Muitas pessoas confundem o outplacement com o replacement. Isso acontece porque ambos os termos estão relacionados. No entanto, o outplacement ajuda o funcionário demitido a se recolocar no mercado de trabalho. Normalmente, isso é realizado por uma empresa terceirizada.

Já o replacement visa ajudar as pessoas que estão sem um emprego. Dessa maneira, esses profissionais passam por uma consultoria para ajudar a ser reinserido no mercado de trabalho.

Saiba como o outplacement funciona, na prática

Agora que você aprendeu o que é outplacement, deve estar se questionando:

— Mas, na prática, como ele funciona?

Veja agora mesmo um pequeno passo a passo que ajuda a compreender como ele acontece dentro das empresas!

1. Definir como será o desligamento do funcionário

A primeira fase do outplacement é conferir como será o desligamento do funcionário dentro da empresa. Nessa fase, os profissionais de Recursos Humanos avaliam qual é o melhor momento para o desligamento e conferem todas as questões trabalhistas.

Nesse processo, é preciso mapear todos os argumentos da demissão para apresentar ao funcionário nas próximas etapas.

2. Demissão do funcionário

Na hora da demissão do funcionário, o profissional de RH informa todos os seus direitos trabalhistas e mostra que a empresa vai arcar com todos os custos legais.

É muito importante que o funcionário demitido compreenda quais são os seus diretos. Nessa etapa, não podem restar dúvidas. Também deve ser explicado o que é outplacement e informar que a empresa vai prestar auxílio em todo o processo.

3. Recolocação profissional

É muito importante que esse processo seja feito por uma empresa terceirizada. Afinal, muito provavelmente, o funcionário não está mais querendo contato com a empresa por se sentir injustiçado por algum motivo. Veja o que um profissional de outplacement faz nessa etapa:

  • avalia os pontos fortes e fracos do currículo profissional;
  • ensina como o funcionário pode elaborar um currículo melhor;
  • aplica um teste de perfil para verificar as qualidades e habilidades que precisam ser melhoradas;
  • apresenta como está o mercado de trabalho para o segmento de atuação do funcionário;
  • oferece apoio psicológico com profissionais qualificados;
  • presta consultoria em coach para ajudar a ter novos direcionamentos de carreira.

Em resumo, há a avaliação e o aprimoramento do currículo do funcionário para mostrar em quais aspectos ele pode melhorar para conquistar o emprego dos seus sonhos. Por isso, o coaching é muito importante nessa etapa, para promover uma reflexão aprofundada sobre as metas e o seu propósito.

outplacement é uma importante ferramenta do RH para diminuir danos e intempéries ao demitir um funcionário. Por isso, a técnica está sendo cada vez mais adotada por empresas de todos os portes.

Neste post, você aprendeu o que é outplacement e como ele funciona, na prática. Você gostou do nosso material? Então, aproveite para se tornar um expert no assunto e baixar o nosso Guia Outplacement!