O que são empresas humanizadas e o que as tornam tão desejadas

As empresas humanizadas são aquelas que respeitam todas as dimensões do ser humano (público interno, externo e misto). Além disso, são organizações que prezam pela compreensão, gentileza, bondade e compaixão com todas as pessoas (seja qual for a sua função, faixa etária, classe social e outros).

Elas se tornam cada vez mais desejada, porque, vamos analisar: quem não gostaria de trabalhar em um ambiente harmonioso pautado pelo respeito às diversidades e em que a opinião de todo o funcionário é considerada na hora da tomada de decisão? Interessante, não é mesmo?

Você se interessou pelo assunto? Então, continue a leitura e aprenda mais sobre as principais características das empresas humanizadas!

Oferece um propósito além do lucro

É claro que o lucro é importante para qualquer empresa. Afinal, se os indicadores comerciais estiverem sempre abaixo do esperado, as chances da empresa quebrar são muito grandes, você concorda?

No entanto, as empresas humanizadas têm, na sua essência, um propósito muito maior do que o lucro: elas oferecem ao seu público um ambiente propício ao desenvolvimento e crescimento de todos, contribuindo para a construção de um mundo muito melhor.

Atende às necessidades de todos os stakeholders

Todos os stakeholders (públicos de interesse) são envolvidos na hora de tomar uma decisão. Então, a empresa busca encontrar sempre um ponto de equilíbrio para não beneficiar apenas um determinado grupo de pessoas.

Assim, esse modelo de negócios alinha os objetivos de cada parte interessada na empresa (clientes, poder público, sindicados, funcionários, fornecedores e outros) para encontrar soluções que sejam viáveis e interessantes para todos.

Promove a cultura consciente

A cultura organizacional reflete todos os sonhos, ambições e propósitos de uma empresa, por meio da sua visão, da sua missão e dos seus valores. Por isso, quando falamos em empresas humanizadas é preciso considerar que essa essência deve fazer parte da apresentação institucional da mesma.

Afinal, de nada adianta falar que a sua empresa promove a humanização quando um líder desrespeita a opinião de um funcionário ou quando pressiona o seu time para fazer horas-extras para finalizar um pedido a ser entregue ao cliente.

Portanto, a identidade da marca precisa ser verdadeira e acontecer de maneira natural, pautada pela sinceridade e pela ética. Por isso, podemos afirmar que para ter uma empresa humanizada é necessário investir em uma cultura consciente — somente assim, todos os processos acontecem de uma maneira natural.

As empresas humanizadas estão sendo cada vez mais procuradas por todos os públicos: o interno se beneficia porque trabalha em um clima propício ao seu desenvolvimento (pessoal e profissional) e o público externo opta sempre por investir em marcas conscientes e que apresentam valores interessantes. Portanto, podemos afirmar que as empresas humanizadas se tornam mais lucrativas e desejadas tanto pelos seus consumidores quando pelos seus funcionários.

Agora que você aprendeu o que são empresas humanizadas e o que as tornam tão desejadas, que tal acompanhar o nosso blog? Nele, você encontra diversos conteúdos sobre o universo dos Recursos Humanos! Boa leitura!