Veja 4 benefícios do Outplacement

Conhecer as principais vantagens do outplacement é importante para as empresas aderirem essa técnica inovadora e eficaz. O outplacement se resume em tornar o processo de demissão humanizado, sugerindo ideias concretas para a recolocação do profissional que está saindo da organização.

A técnica é realizada por meio de redirecionamento de carreira, networking, aconselhamento profissional e muito mais. Assim, a empresa ajuda o ex-funcionário a encontrar um novo emprego, fazendo com que ele não se sinta perdido nesse momento conturbado.

Vamos conhecer quatro vantagens do outplacement? Venha conosco!

1. Reduz os impactos da demissão

Não tem como negar que é muito ruim ser demitido de uma empresa, certo? Sentir que os seus serviços não são mais necessários é um impacto muito grande, gerando um abalo emocional difícil.

Afinal, muito provavelmente, a pessoa pode estar pensando o que fará com as parcelas da televisão que comprou, como vai pagar o plano de saúde para a sua família e o que fará sem oticket alimentação.

Portanto, ao aplicar o outplacement, esse impacto preserva o funcionário de se sentir mal ou temer um futuro incerto. Afinal, a sua empresa está fechando as portas para ele, no entanto, está mostrando novas direções para que o ex-funcionário comece uma nova jornada.

2. Fortalece a imagem da empresa

Quando a sua empresa adota o outplacement, ela fortalece a própria imagem. Isso acontece porque as pessoas percebem que a organização valoriza e incentiva os funcionários, mesmo quando os seus serviços já não são mais necessários.

Essa atitude fortalece o employer branding, fazendo com que a marca seja bem-vista no mercado — como consequência, ela se destaca da concorrência.

3. Diminui os processos trabalhistas

Quando o funcionário se sente injustiçado com um pedido de demissão, tende a processar a empresa, você concorda? Então, quando você aplica o outplacement isso tende a não acontecer.

Quando você trabalha orientando o funcionário a se recolocar no mercado de trabalho, mostrando quais foram os reais motivos da sua demissão, tudo fica mais claro na mente dele.

Além disso, ele percebe que tem direitos (e que a empresa vai cumpri-los) e que há oportunidade de crescimento da sua carreira em outra organização.

4. Humaniza todo o processo de desligamento

outplacement é uma técnica que faz com que o profissional que está sendo desligado se sinta acolhido e veja que nem tudo está perdido. Portanto, quando você humaniza o processo de desligamento, proporciona oportunidades para que o ex-funcionário cresça e se desenvolva.

Além disso, é muito provável que ele comente essa situação com os seus familiares e amigos, propagando e fortalecendo ainda mais a imagem da sua empresa.

Ao investir em uma demissão humanizada, a sua organização só tende a ganhar. Afinal, são diversas as vantagens do outplacement. No entanto, para que essa técnica seja eficaz, é fundamental contar com uma consultoria especializada no assunto, certo?

Agora que você aprendeu quais são as verdadeiras vantagens do outplacement, que tal conhecer a Acroy Consultoria? Nós somos especialistas em gerar soluções estratégicas nas demandas em gestão de pessoas. Conheça os nossos serviços agora mesmo clicando aqui!